13 fevereiro, 2011

Músicos da Metaphorica anunciam fim da banda


Depois de 6 anos de projetos praticamente ininterruptos, nós: Dabliu Junior, Robb Lima, Hery Jacob e Alexandre Hanke, anunciamos que a banda Metaphorica irá cessar seus projetos por tempo indeterminado. Foram vários os motivos que levaram a essa decisão, a mais difícil de todas.

Nesses 6 anos muitas coisas aconteceram em nossas vidas pessoais: apenas em 2010 e 2011, Robb teve uma filha, Hery se casou, e W. Junior deu início ao seu mestrado. Nos seis anos de existência praticamente não houve intervalos. Apesar de haver registro sonoro de apenas parte de sua obra, a Metaphorica sempre esteve envolvida em diversos projetos. Não obstante, a banda já tocou fora de sua cidade, já participou de diversos festivais, entre eles 4 promovidos pela própria banda, foi classificada por dois anos consecutivos no Kaiser Sound Festival, fez rádio, TV, jornal, além é claro, das gravações musicais, dos prêmios em festivais de poesia, entre outros.

A evolução sonora da banda também foi uma variável importante. Do pop/rock de 2005, a banda fechou o ano de 2010 com influências diretas do metal. O peso no som foi um caminho natural para a banda, no sentido coletivo da palavra, mas individualmente haviam brechas artísticas que precisavam ser preenchidas, e o tempo que uma banda de rock independente, e de músicas próprias demanda, não deixava lugar para que qualquer projeto paralelo pudesse ser desenvolvido.

Poderíamos simplesmente deixar com que a banda virtualmente existisse, e intercalar nossos projetos por um tempo maior. Mas em respeito às pessoas que nos acompanham nos sites, nos shows, nas vendas dos nossos materiais, e em respeito à banda, decidimos que deveríamos fechar este ciclo.

A Metaphorica foi por seis anos o primeiro lugar em nossas vidas, e com certeza tudo o que fizemos, fizemos por amor. O bom de tudo isso, é ver como as coisas deram tão certo pra gente, como aprendemos tanto, e fizemos tantos amigos neste tempo. Devemos muito uns aos outros, pela força em todos os momentos, por tudo o que passamos juntos, e a certeza de que fechamos um ciclo da nossa vida da melhor maneira possível. O que vai ficar disso tudo é o que fizemos de bom: nossas músicas e a amizade que construímos. É claro que daqui pra frente todo e qualquer trabalho que fizermos refletirá o que foi a Metaphorica em algum momento, pois essa é nossa história musical.

Agradecemos à você, que esteve em nossos shows, que ouviu as nossas músicas, que teve a sua vida de alguma maneira influenciada por nossa música. Foi o nosso amor pela música, e você, que fizeram nosso som valer à pena.

O FUTURO

Quanto ao futuro, não podemos dizer que a banda NUNCA vai voltar a se reunir. Afinal, foram 6 anos de convivência que nos fizeram quase irmãos. Mas não faria sentido dizer que a banda vai voltar a se reunir, tomando a decisão que tomamos. Assim, o fim marca um ciclo que realmente se fechou.

Musicalmente é certo que muitos de nós irão produzir seus trabalhos individuais, até mesmo como um caminho natural depois de 6 anos pertencendo a uma banda, mas ainda é muito cedo para fazer qualquer previsão deste tipo.

AS MÚSICAS REGISTRADAS E OS SITES DA BANDA

A Metaphorica possui hoje mais de 60 músicas registradas na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, mas apenas parte dessa obra foi registrada em áudio. Sendo assim, selecionamos algumas músicas que foram importantes na nossa história, algumas em versões demos, outras em boa qualidade, e deixamos no site www.myspace.com/metaphorica. Os outros sites como o Blog, também continuarão existindo, podendo eventualmente serem atualizados em função de alguma ocorrência importante, mas é claro, apenas com o sentido de deixar registrada a nossa história.

AS MÚSICAS DA BANDA SERÃO RELANÇADAS INDIVIDUALMENTE?

As letras estão em nome de W. Junior, e os arranjos e músicas são parcerias aleatórias entre os músicos da banda. Sendo assim a obra pertence aos quatro. É sim possível que em seus projetos paralelos alguns dos músicos queiram usar algumas das músicas da Metaphorica, mas o repertório da banda continua pertencendo à banda.

É POSSÍVEL QUE EXISTAM PARCERIAS FUTURAS ENTRE OS MÚSICOS?

Sim é possível. Depois de 6 anos juntos, desenvolvemos afinidades musicais que podem muito bem serem exploradas. É claro que em novos projetos, trabalhar com novas pessoas de modos diferentes é o caminho natural para nosso desenvolvimento. Mas não é descartada nenhuma possibilidade de parceria entre os músicos da banda.

PROJETOS INDIVIDUAIS JÁ POSSUEM ALGUMA FORMA?

Como a decisão ainda é muito recente, não é possível dizer que forma irão tomar os projetos paralelos de cada um. É certo que haverão esses trabalhos, e no tempo certo eles serão divulgados.

Mais uma vez nosso muito obrigado a todos vocês. Foram 6 anos inesquecíveis.